CRIANDO ROTAS

Sempre me perguntam como organizo as minhas rotas então decidi que seria interessante compartilhar o processo de criação delas. Graças a tecnologia de hoje, dispomos de várias ferramentas que facilitam o processo. O caminho é o fim, mais que chegar. 

Um aplicativo que gosto bastante é o Strava. Na versão premium, no menu Dashboard/My Routes, ele tem uma função chamada “Global Heatmap” em que é possível ver por onde alguém já passou usando o aplicativo. Quanto mais pessoas passaram por determinado trecho, mais escuro vai ser a linha. Muitas vezes é difícil saber se uma estrada é publica ou privada(dentro de fazendas) e essa função permite saber se já passaram por ali. Na hora de criar a rota, isso ajuda bastante. Muitas vezes crio a rota no Strava usando o heatmaps e exporto o arquivo gpx pra subir em um outro site: ridewithgps.

STRAVAEm vermelho, o “heatmap” indicando por onde passaram usando o Strava

O ridewithgps é extremamente fácil e intuitivo de mexer. A coisa boa dele é que é possivel visualizar a rota com diferentes layers de mapas. Além disso, onde disponível, é possível acionar a função street view e entender melhor por onde o caminho passa.

Ocasionalmente crio a rota direto no ridewithgps, sempre consultando os vários mapas que disponibilizam. É interessante que no mapa OSM sempre aparece algum caminho que não está em outros mapas.

RIDEWITHGPSNo canto superior direito, os diferentes mapas disponíveis no ridewithgps. No canto inferior direito, a possibilidade de visualizar o streetview

Finalizada a criação, ai é só exportar o arquivo gpx e colocar no gps. Se não tiver gps, dá pra usar os aplicativos tanto do strava quanto do ridewithgps pra seguir a rota. Se for esse o caso, recomendo um powerbank potente pra não ficar sem bateria no celular.

Outro aplicativo que já me ajudou bastante é o maps.me. Apesar de mapas limitados(algumas trilhas nem aparecem), ele é bem útil para calcular as distâncias com apenas alguns cliques. Basta baixar o mapa da região em que vai viajar e ele funciona offline.

IMG_2301Calculando distâncias offline com o maps.me

Pra finalizar, um dos mais legais é o iOverlanderSe trata de um aplicativo de plataforma colaborativa onde os usuários sinalizam no mapa um bom local para acampar, um mercado barato, um hostel mais em conta, uma oficina. Enfim, em conjunto com os outros aplicativos dá pra criar uma rota já entendendo onde teriam esses pontos de apoio. Recomendadíssimo. Nos salvou na puna argentina quando estávamos congelando a 4500m.

IMG_2300Descobrindo campings com o iOverlander

Apesar de tudo, nem sempre dá pra passar. Então a sugestão é sempre ter um plano B. Crie diferentes rotas e vá viajar!

Qualquer dúvida, entre em contato. Pode comentar aí que a gente responde.