Uma consciência mais humana e responsável é uma conduta básica que precisamos ter em ambientes naturais para reduzir nossos impactos com o planeta a fim de salvá-lo e preservá-lo para às próximas gerações. Esse comportamento fará com que todos possamos aproveitar o melhor que a natureza tem a nos oferecer.

“Não deixe rastros”, traduzido do termo inglês “Leave no Trace”, é um antigo código de conduta que existe entre os praticantes de atividades outdoor. Originalmente criado pela empresa Leave No Trace, traduzido e disseminado ao longo do tempo por amantes da vida ao ar livre.

 

 

 

1 – Porque planejar é importante?

O planejamento garante a sua segurança e do grupo. Planejar significa visualizar o que pode sair errado e o que pode ser feito para contornar o erro. Sobre planejamento e segurança, temos dois posts. O primeiro sobre como criar uma rota segura. O segundo, um review sobre um dispositivo indispensável para expedições em áreas remotas. Planejar também permite entender melhor as metas e objetivos e assim evitar frustrações ao mesmo tempo que te prepara para minimizar os impactos que vão ser gerados. Durante o planejamento, se entende melhor o tempo, o terreno, restrições, necessidades além de vários fatores que determinarão a segurança do grupo.

 

FER00583


 

2 – Porque acampar e viajar por superfÍcies resistentes?

É importante se manter nas trilhas que já foram criadas. Dessa maneira evitamos maiores desgastes do solo. As próprias trilhas já são intervenções, então quanto menos impactos, menos erosões serão criadas. O mesmo serve para montar o acampamento. Procure escolher terrenos firmes e evitar ao máximo os impactos ambientais. Ao sair do acampamento, reserve um tempo para cuidar do espaço. Cubra a área com materiais nativos e limpe as pegadas. Isso ajudará o local a se recuperar e a tornar menos óbvio como um acampamento. Esse esforço extra ajudará a esconder qualquer indicação de onde você acampou. Quanto menos vezes um acampamento selvagem é feito, maior a chance de ele permanecer intocado.  Os acampamentos mais apropriados são em superfícies duráveis, como rochas e cascalho. Locais anteriormente utilizados são melhores porque eles já perderam sua cobertura vegetal e o solo já foi visivelmente impactado. Se você escolher esse tipo de local, verifique se o espaço é grande o suficiente para acomodar todo o grupo.

 

FER01830

3 – Lixo no lixo! 

Um princípio óbvio. Não precisamos nos estender no assunto. Leve embora o que levou pra trilha e ponto final. 

 

MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING_©TRACKLANDco_95


 

4 – Leve somente registros e lembranças.

Permita que os que vierem depois de você tenham a mesma sensação de descoberta. Deixe rochas, plantas, artefatos arqueológicos e outros objetos de interesse intocados à medida que os encontrar. Evite colocar pregos nas árvores para pendurar objetos, cortá-las ou amarrar as estruturas da barraca nos troncos. Entalhar iniciais ou nomes em árvores é inaceitável. Assim como deixar seu nome registrado em qualquer pedra. 

 

DSCF1633

 

5 – Evite fazer fogueiras

O uso de fogueiras, antes uma necessidade para cozinhar e aquecer, está imerso na história e tradição de todos os povos. Algumas pessoas jamais pensariam em acampar sem uma fogueira. A construção de fogueira também é uma habilidade importante para todo campista. No entanto, a aparência natural de muitas áreas foi degradada pelo uso excessivo de fogos e uma crescente demanda por madeira. O desenvolvimento de fogareiros leves e eficientes para acampamento incentivou uma mudança do fogo tradicional para cozinhar. Os fogareiros tornaram-se equipamentos essenciais para acampar com impacto mínimo. Eles são rápidos, flexíveis e eliminam a necessidade de lenha. Os fogareiros operam em praticamente qualquer condição climática – e não deixam vestígios.

 

FER00462

 

6 – Respeite a vida selvagem

Lembre-se a todo momento. Aquele lugar é a casa de toda a vida selvagem da região. Acampe a pelo menos 60 metros de distância das fontes de água. Dessa maneira os animais não se sentirão ameaçados. Aprenda sobre a vida selvagem através de observação silenciosa. Não perturbe a vida selvagem ou as plantas apenas para uma “foto mais bonita”. Observe a vida selvagem à distância para que os animais não tenham medo ou se sintam forçados a fugir. Grupos grandes geralmente causam mais danos ao meio ambiente e podem perturbar a vida selvagem, portanto mantenha seu grupo pequeno. Se você tiver um grupo maior, divida-o em grupos menores, se possível, para minimizar seus impactos. Movimentos rápidos e barulhos altos são estressantes para os animais. Viaje tranquilamente e não persiga, alimente ou force os animais a fugir. 

 

FER01999

 

7 – Seja cortês e respeitoso com o próximo

Um dos comportamentos mais importantes da ética ao ar livre é manter a cortesia para com outros visitantes. Isso ajuda todos a aproveitar sua experiência ao ar livre. Muitas pessoas vêm ao ar livre para ouvir a natureza. Ruído excessivo, animais de estimação descontrolados e ambientes danificados tiram o apelo natural do exterior.

 

MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING_©TRACKLANDco_96

Lembre-se: Todos nós queremos ter a mesma sensação de descoberta. Se isso aconteceu com você foi porque quem passou antes, não deixou rastros. O que você faz pra preservar o meio ambiente?

 

Compartilhe essa idéia!