ROUGH STUFF FELLOWSHIP

Possivelmente o mais antigo clube de ciclismo offroad do mundo, o Rough Stuff Fellowship foi fundado em 1955. Desde então, as aventuras do grupo foram documentadas por muitos fotógrafos e todo esse material foi bem preservado ao longo dos anos.

13342-001-0031

Em 2017, o RSF contatou Mark Hudson para o trabalho de arquivista de todo o material. Era um trabalho novo já que ainda não existia o arquivo. Então coube a ele a missão de buscar tudo que pudesse encontrar ao longo da história do clube. Mas foi só em setembro de 2018 que ele descobriu uma coleção de mais de dez mil slides do Bob Harrison, um dos fundadores, aí então que começou todo o trabalho.

17638fca59a9b350479fbf494ee8e555_original

Em parceria com o Max Leonard da editora Isola Press surge no final de 2018 a idéia de criar um financiamento coletivo para que esse arquivo viesse a se tornar um livro. Mas a medida que o projeto ia tomando forma, Mark encontrava mais fotos, mais mapas, mais artigos de revistas, enfim, um verdadeiro tesouro de aventuras ciclísticas do século passado. Durante esse processo ele nos conta que pelas suas mãos, já passaram mais de vinte mil fotos. A foto mais antiga inclusive, data de 1954, um ano antes do grupo ser fundado.

b79fb8172edf675e311ac26791664d8d_original

Com um kickstarter de sucesso, o livro bateu todas as metas de financiamento e começou a ser entregue esse mês para os apoiadores. Mas se você ficou de fora e mesmo assim gostaria de ter sua cópia, ele está a venda na loja da editora, só clicar AQUI. Mark nos conta que o projeto não vai parar por aí, mas também evita dar maiores detalhes. Só sei que já queremos mais. Você também pode acompanhar todo o processo e ver mais fotos no www.instagram.com/rsfarchive E como te aconselharia o próprio Bob Harrison, nunca saia para uma caminhada sem sua bicicleta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *