FREIOS AVID BB7

 

 

Saber qual o melhor freio para sua bike é uma missão um tanto importante. Acredito que tudo depende da finalidade para qual você irá utilizá-la. No meu caso, para expedições em lugares remotos, foi natural optar pelo Avid BB7. Apesar de serem freios a disco de acionamento mecânico (com cabo de aço), ele se mostra superior a muitos freios hidráulicos. Minha opção por eles foi o fato de que a manutenção é praticamente inexistente. São extremamente simples de instalar, alinhar e executar as manutenções necessárias. Através de dois botões giratórios de cada lado do freio, você ajusta a distância entre pastilhas e os discos. Quando chega a hora de substituir as pastilhas, pode se fazer com as mãos, sem necessidade de ferramentas específicas. Vale lembrar também que não tem o risco das pastilhas “colarem” involuntariamente como acontece nos freios hidráulicos. Se você usar manetes Speed Dial 7 ou um FR7, ai então é só alegria. Com esse combo, as únicas coisas para se preocupar são o ajuste das pastilhas a medida que se desgastam e a troca quando elas terminam.

 

 

Claro que nem tudo é perfeito. É obvio que ele ainda perde o poder quando comparado a freios hidráulicos mais conceituados. Até a maneira de apertar a manete será diferente. Em condições de chuva, às vezes, acontece de fazer mais barulho que o normal. Por último, se você costuma passar por muita lama ou pegar muita chuva, pode se fazer necessária uma lubrificação dos conduítes, que resolvi com conduítes com melhor flow (Jagwire). No fim das contas, essas são manutenções que seriam necessárias em outros freios. Quando analiso os prós e contras, fico feliz em não precisar me preocupar com sangria ou tirar bolhas do sistema hidráulico quando o freio começa a falhar.

 

Manete Speed ​​Dial 7 que me acompanha há mais de doze anos!

O modelo que testamos é a versão BB7 MTN, design específico para uso com manetes para V-Brake ou Freio Mecânico. Existe uma versão para road para ser usado com STIs, pois a puxada do cabo é diferente. Quanto ao modelo de estrada, não podemos opinar sobre o funcionamento, mas já vimos o BB7 MTN também sendo usado com STIs. A diferença é que o ajuste do cabo deve ser mais preciso e dá um trabalho a mais. Não fica tão perfeito quanto a versão específica para estrada, mas os relatos indicam que funciona muito bem também. 

 

Manete ou AVID FR7 que também funciona perfeitamente com o BB7.

 

 

E você usa o BB7? Já usou? O que gostou e o que não achou tão legal? Qual outro freio você recomenda para o bikepacking?

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *