SÃO PAULO | SERRA DA MANTIQUEIRA

 

 

Um dos melhores lugares para praticar atividades outdoor no Brasil é sem dúvidas a Serra da Mantiqueira. Suas montanhas e estradas de terras serpenteiam os estados de São Paulo, Minas Gerais e boa parte do Rio de Janeiro.

Quando estamos na alta temporada, período que vai de Abril à Setembro, a serra naturalmente faz com que suas paisagens montanhosas se tornem únicas, a chuva fica escassa, é com certeza a melhor época para se aventurar na região.

 

 

São milhares de quilômetros para explorar em terrenos misto de asfalto e na grande maioria terra, e para quem gosta do termo “escalar” (nos sentido multiesportivo da palavra, rs) o ponto alto se aproxima de 2800 metros e fica entre as cidades de Itamonte e Passa-Quatro.

 

Mantiqueira-Trails-Bikepacking

 

Algumas das maiores montanhas do Brasil estão escondidas na serra, a Pedra da Mina, o Pico das Agulhas Negras, Morro do Couto, Pedra do Sino e também Pico dos Três Estados. Não dá para chegar de bike nesses lugares, mas existem muitas estradas para se divertir em seu entorno.

A volta dos 80 é uma delas…um percurso clássico de MTB que praticamente gira por todos os pontos citados acima e nos dá de presente lindas cachoeiras de águas cristalinas, com quedas de até 100 metros de altura e vales de montanhas com paisagens incríveis! Vale a pena fazer uma pausa na cidade de Itamonte e aproveitar melhor a região.

 

 

Levar um par de botas e fazer algumas caminhadas ou mesmo um trekking está longe de ser uma roubada, planeje bem seu roteiro e inclua essa atividade para alguns lugares, o Parque Nacional de Itatiaia, a Pedra do Jair em Gonçalves, Pico do Marins na cidade de Piquete, Pedra do Baú e Ana Chata em São Bento do Sapucaí e muitas travessias de montanhas, inclusive a da Serra Fina (essa que exige um certo preparo físico e mental), ela é conhecida como uma das mais difíceis do Brasil, é necessário presença de guias ou pessoas experientes para a sua realização.

 

ROTACAO-MANTIQUEIRA-02_MOSAICO_03

 

Pode-se traçar uma rota de até 10 dias ou mais, isso devido a grande versatilidade de trajetos e opções de início e fim. Não precisa necessariamente seguir uma rota já percorrida por alguém, basta um mapa da região, um ponto de partida e pronto! A Mantiqueira/Serra que Chora (termo usado pelos Índios) está sempre pronta para te acudir.

Mas não se deixe enganar, a serra conta com muitas subidas e inclinações de travar as pernas (rs), esteja disposto a enfrentá-las e vencê-las.

 

 

Sua altitude pode causar uma rápida mudança de tempo, trazendo nuvens carregadas a qualquer momento. Atente-se à isso! Pegar uma boa janela de tempo vai te ajudar a não se meter em enrascada com chuvas e tempestades.

MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING

Mantiqueira Trails nos tira da cidade grande evitando a complicadíssima malha rodoviária paulista. Parte pela Serra da Cantareira ao norte da capital e nos deixa na região montanhosa da cidade de Mairiporã, dali podemos seguir por estradas de terra e serras até a Pedra Grande em Atibaia ou tocar por quilômetros beirando os rios Juquery e Atibainha até Nazaré Paulista.

 

MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING_©TRACKLANDco_96

 

Esses dois destinos conta com bons lugares para passar a noite antes de chegar em Joanópolis ou Extrema, cidades que já fazem parte da Mantiqueira.

 

Mantiqueira Trails

 

Uma vez em terras mantiqueirenses a mágica começa a acontecer. Todas as cidadezinhas serranas tem alguma atração natural e lugares para uma boa refeição mineira. É seguro passar a noite na serra, seja em camping, hostel, pousada, locais cedidos pela ótima hospitalidade da região e até mesmo acampamento selvagem como em beira de rios ou no alto de uma montanha.

 

 

Cidades e lugares como Nazaré Paulista, Cachoeiras dos Pretos em Joanópolis, Pedra do Jair, São Bento do Sapucaí, Campos do Jordão, Pico dos Marins, Pedra da Mina, Parque Nacional do Itatiaia foram cuidadosamente apontados no mapa ao longo de 500 km até a Serra do Papagaio em Aiuruoca.

 

Carnaval 2019 BIKEPACKING_©tracklandco_012

 

Pela estrada é possível avistar placas que indicam cidades pertencentes a roteiros já conhecidos como Estrada Real, Caminho dos Anjos e Caminho da Fé. Dá para esticar por mais quilômetros e tocar pela Serra da Bocaina até o Rio de Janeiro… ou não! Volte, descanse e planeje uma outra aventura pela região, visitando outros lugares.

_

MAPA DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD AQUI!

Captura de Tela 2019-04-12 às 17.08.12

* Esteja ciente de que todo impacto gerado ao meio ambiente reflete diretamente ao planeta e consequentemente à nós mesmo, e que ao assumir a responsabilidade de prática esportiva de montanha, o mínimo de respeito deve ser tomado à ela e a natureza em sua volta. A preservação ambiental é de extrema importância para qualquer atividade outdoor. A serra é protegida pela “Área de Proteção Ambiental Serra da Mantiqueira” e o lado paulista faz parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). CUIDE E PRESERVE!

MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING_©TRACKLANDco_95
NÃO DEIXE RASTROS DE IGNORÂNCIA!

 

 

 

 

 

3 comentários sobre “SÃO PAULO | SERRA DA MANTIQUEIRA

  1. Muito massa!! Obrigado pelas dicas, excelente!! Estou planejando fazer de São José dos Campos até Maringá/Maromba, no início de outubro, vários trechos coincidem com o mapa que disponibilizou. Obrigado!! Chamei nosso amigo Bruno Puga, mas ele ainda não confirmou!! hahaha!! um abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *