Uma consciência mais humana e responsável é uma conduta básica que precisamos ter em ambientes naturais para reduzir nossos impactos com o planeta a fim de salvá-lo e preservá-lo para as próximas gerações. Esse comportamento fará com que todos possamos aproveitar o melhor que a natureza tem a nos oferecer.

“Não deixe rastros”, traduzido do termo inglês “Leave no Trace”, é um antigo código de conduta que existe entre os praticantes de atividades outdoor. Originalmente criado pela empresa Leave No Trace, traduzido e disseminado ao longo do tempo por amantes da vida ao ar livre.

1 – Porque planejar é importante?

O planejamento garante a sua segurança e do grupo. Planejar significa visualizar o que pode sair errado e o que pode ser feito para contornar o erro. Sobre planejamento e segurança, temos dois posts. O primeiro sobre como criar uma rota segura. O segundo, um review sobre um dispositivo indispensável para expedições em áreas remotas. Planejar também permite entender melhor as metas e objetivos e assim evitar frustrações ao mesmo tempo que te prepara para minimizar os impactos que vão ser gerados. Durante o planejamento, se entende melhor o tempo, o terreno, restrições, necessidades além de vários fatores que determinarão a segurança do grupo.

FER00583

2 – Porque acampar e viajar por superficies resistentes?

É importante se manter nas trilhas que já foram criadas. Dessa maneira evitamos maiores desgastes do solo. As próprias trilhas já são intervenções criadas, então quanto menos impactos, menos erosões serão criadas. O mesmo serve para montar o acampamento. Procure escolher terrenos firmes e evitar ao máximo os impactos ambientais.
Ao sair do acampamento, reserve um tempo para cuidar do espaço. Cubra a área com materiais nativos e limpe as pegadas. Isso ajudará o local a se recuperar e a tornar menos óbvio como um acampamento. Esse esforço extra ajudará a esconder qualquer indicação de onde você acampou. Quanto menos vezes um acampamento selvagem é feito, maior a chance de ele permanecer intocado. 
Os acampamentos mais apropriados em áreas áridas são em superfícies duráveis, como rochas e cascalho, ou em locais que foram tão impactados pelo uso posterior, não causarão distúrbios adicionais. Locais anteriormente impactados são melhores porque eles já perderam sua cobertura vegetal e o solo já foi visivelmente impactado. Se você escolher esse tipo de local, verifique se o espaço é grande o suficiente para acomodar todo o grupo.

FER01830

3 – Lixo no lixo!

Um princípio óbvio. Não precisamos nos extender no assunto. Leve embora o que levou pra trilha e ponto final. 

MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING_©TRACKLANDco_95

4 – Leve somente registros e lembranças.

Permita que os que vierem depois de você tenham a mesma sensação de descoberta. Deixe rochas, plantas, artefatos arqueológicos e outros objetos de interesse intocados à medida que os encontrar. Evite colocar pregos nas árvores para pendurar objetos, cortá-las ou amarrar as estruturas da barraca nos troncos – cercando a árvore. Entalhar iniciais ou nomes em árvores é inaceitável. Assim como deixar seu nome registrado em qualquer pedra. 

DSCF1633

5 – Evite fazer fogueiras

O uso de fogueiras, antes uma necessidade para cozinhar e aquecer, está imerso na história e tradição de todos os povos. Algumas pessoas jamais pensariam em acampar sem uma fogueira. A construção de fogueira também é uma habilidade importante para todo campista. No entanto, a aparência natural de muitas áreas foi degradada pelo uso excessivo de fogos e uma crescente demanda por madeira. O desenvolvimento de fogões leves e eficientes para acampamento incentivou uma mudança do fogo tradicional para cozinhar. Os fogões tornaram-se equipamentos essenciais para acampar com impacto mínimo. Eles são rápidos, flexíveis e eliminam a necessidade de lenha. Os fogões operam em praticamente qualquer condição climática – e não deixam vestígios.

FER00462

6 – Respeite a vida selvagem

Lembre-se a todo momento. Aquele lugar é a casa de toda a vida selvagem da região. Acampe a pelo menos 60 metros de distância das fontes de água. Dessa maneira os animais não se sentirão ameaçados.
Aprenda sobre a vida selvagem através de observação silenciosa. Não perturbe a vida selvagem ou as plantas apenas para uma “foto mais bonita”. Observe a vida selvagem à distância para que os animais não tenham medo ou se sintam forçados a fugir. Grupos grandes geralmente causam mais danos ao meio ambiente e podem perturbar a vida selvagem, portanto mantenha seu grupo pequeno. Se você tiver um grupo maior, divida-o em grupos menores, se possível, para minimizar seus impactos. Movimentos rápidos e barulhos altos são estressantes para os animais. Viaje tranquilamente e não persiga, alimente ou force os animais a fugir. 

FER01999

7 – Seja cortês e respeitoso com o próximo

Um dos comportamentos mais importantes da ética ao ar livre é manter a cortesia para com outros visitantes. Isso ajuda todos a aproveitar sua experiência ao ar livre. Muitas pessoas vêm ao ar livre para ouvir a natureza. Ruído excessivo, animais de estimação descontrolados e ambientes danificados tiram o apelo natural do exterior.

MANTIQUEIRA TRAILS BIKEPACKING_©TRACKLANDco_96

Lembre-se: Todos nós queremos ter a mesma sensação de descoberta. Se isso aconteceu com você foi porque quem passou antes, não deixou rastros.

 

O que você faz pra preservar o meio ambiente?

Compartilhe essa idéia!